Tema: Acesso Livre - um novo paradigma para a comunicação científica
Com o surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, novas alternativas de comunicação científica surgiram provocando alterações nos seus paradigmas.
Uma dessas iniciativas foi o Open Archives Initiative (OAI), a partir do qual foram estabelecidos alguns padrões tecnológicos e ideais que se integraram em um processo visando a democratizar o acesso à informação científica.
Como conseqüência dessa iniciativa, surgiu o movimento denominado Open Access to Knowledge and Information in Sciences and Humanities.
Várias instituições de pesquisa, localizadas em diversos países, aderiram a esse movimento por meio do estabelecimento de declarações, tais como a Declaration of Berlin, a Declaration of Bethesda, na Europa e o Manifesto Brasileiro de Apoio ao acesso livre à Informação Científica no Brasil, lançado em setembro de 2005 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Esse movimento surgiu em função das dificuldades encontradas para se ter acesso à informação produzida e publicada pelos pesquisadores, nem sempre acessível pela própria comunidade científica e, menos ainda, pelo público em geral, apesar de ter sido financiada em grande parte com recursos públicos.
A Liinc em Revista está recebendo artigos a serem submetidos à publicação no volume 4, número 2, de setembro/2008. Este número terá um dossiê temático, coordenado pelo Dr. Hélio Kuramoto, sobre a questão do acesso livre ao conhecimento científico em seus diferentes aspectos e desdobramentos: econômico, (geo)político, social, legal, cultural, tecnológico.
Serão também considerados e avaliados para publicação, conforme as normas da revista, artigos sobre outros temas dentro de seu escopo. Os artigos devem ser enviados até 30 de maio pelo endereço http://www.ibict.br/liinc/submissions.php
O Contra-senso Comum
Há 9 anos