quarta-feira, 9 de abril de 2008

TV Brasil na berlinda


Matéria de "O Globo" sobre denúncia de manipulação no telejornalismo da recém criada TV Brasil. Polêmica à vista. Acompanhem esta história.

(CHARGE do site www.masquemario.net/blog/?m=200710)


Conselho investigará denúncia contra TV Brasil
Jornalista acusou direção da emissora e o Palácio do Planalto de interferência no noticiário da TV pública

Adauri Antunes Barbosa e Alan Gripp escrevem para “O Globo”:

Uma comissão corregedora deve ser montada para ouvir a direção da TV Brasil e o jornalista Luiz Lobo, demitido na última sexta-feira da emissora e que saiu acusando o Palácio do Planalto de interferência na programação jornalística. Segundo Lobo, a direção da emissora o proibiu de usar a expressão dossiê e determinou que usasse “levantamento sobre uso dos cartões”.

O presidente do Conselho Curador da TV Brasil, Luiz Gonzaga Belluzzo, convocou ontem por e-mail todos os conselheiros para uma “reunião eletrônica”, na qual devem opinar, em 24 horas, sobre a criação da comissão corregedora.

A comissão corregedora, segundo ele, vai ouvir os dois lados para saber quem está falando a verdade. O conselheiro Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, endossou a proposta de Belluzzo de ouvir o jornalista e a direção da emissora.

— Seria injusto dar uma opinião sem ouvir a outra parte (a direção). Temos que analisar o que aconteceu. Se aconteceu (o que Lobo afirma), é grave. Mas, se não aconteceu, não podemos ficar na ilação — disse Lembo.

Para Luiz Gonzaga Belluzzo, qualquer opinião sobre as acusações de Luiz Lobo, de que há na emissora “um cuidado que vai além do jornalístico”, seria um prejulgamento.

— Ele usou um argumento que critica a independência da TV, mas a priori não posso aceitar esse seu argumento. Tenho que ouvir o outro lado. Não posso aceitar apenas uma versão — afirmou Belluzzo.

Possivelmente amanhã ele já terá a resposta dos 14 conselheiros sobre o tema da “reunião eletrônica” iniciada ontem. Embora ainda não tenha uma data para a reunião e a decisão do conselho sobre o assunto, Belluzzo disse que isso deve acontecer “o mais rapidamente possível”.

O jornalista Luiz Lobo, demitido sexta-feira passada da TV Brasil, deixou a empresa dizendo com todas as letras que o governo quebrou a promessa de não interferir em seu conteúdo, feita durante a discussão para a criação da emissora.

— O coração da TV Pública foi ferido — disse ontem Luiz Lobo, que ocupava o cargo de editor-chefe do telejornal “Repórter Brasil”. — Já vinha alertando que é preciso cuidado com o que está acontecendo ali. As dificuldades estavam cada vez maiores. E essa não é uma coisa só minha. As pessoas que estão ali (na direção) estão muito próximas a essa idéia de controle.

Direção da TV diz que houve só “reparo jornalístico”

Ontem Lobo evitou dizer nomes e contar casos. Em reportagem da “Folha de S.Paulo”, publicada ontem, ele contou que a pressão aumentou nos últimos dias, após o estouro do escândalo do dossiê contra o governo Fernando Henrique feito no Palácio do Planalto. Segundo ele, as reportagens só podiam usar a expressão “levantamento sobre uso dos cartões”, copiando a versão do governo para o caso, e não dossiê.

Também era obrigatório, ao falar de problemas na saúde, mencionar a derrubada da CPMF, segundo ele. A assessoria da TV diz que trata-se apenas de “reparo jornalístico”.

— O que eu posso dizer é que estava havendo dificuldade de exercer o jornalismo como se deve — disse Lobo.

As palavras de Lobo se somam às do jornalista Eugênio Bucci, presidente da Radiobrás no primeiro mandato de Lula. No livro “Em Brasília, 19 horas”, que será lançado esta semana, Bucci faz relato minucioso das pressões exercidas pelo Palácio do Planalto contra o jornalismo que implantou na empresa, por vezes em formato de cartas. Algumas eram assinadas pelo então ministro José Dirceu (Casa Civil) e destinadas ao ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação), mas foram enviadas a seu gabinete com selos de “confidencial”. O Planalto não quis comentar.

Bucci não quis comentar a demissão de Luiz Lobo e suas acusações de que a TV Brasil também é pressionada a fazer um jornalismo chapa-branca. Mas, para alguns especialistas em TV, as semelhanças entre as duas acusações não são mera coincidência.

— Era apenas questão de tempo (surgir uma acusação de interferência do governo na TV Brasil). A TV Brasil é a tentativa de algo impossível: uma TV patrocinada pelo governo não consegue ser pública e independente — diz o professor de telejornalismo da Uerj e crítico de TV do site “Comunique-se”, Antônio Brasil, para quem apenas a independência financeira daria à TV Brasil chances de algum dia se tornar algo próximo do que é hoje a BBC na Inglaterra.

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, diz que as tentativas de interferência do governo na Radiobrás são naturais: — É natural que o governo queira interceder e que o Eugênio Bucci busque que a pauta seja exclusivamente baseada em princípios jornalísticos. Faz parte da rotina das redações, inclusive das empresas privadas.

Já o deputado Rodrigo Maia, presidente do DEM, que contestou a criação da TV Brasil, defendeu critérios mais claros para o financiamento e as nomeações de jornalistas.

— Parece que a TV será mesmo um instrumento político. Esses dois episódios mostram que essa tese pode estar correta.

A TV Brasil nega que Lobo tenha sido demitido por questões político-ideológicas. Diz que ele recusou-se a assinar um contrato, que só aceitava um compromisso para trabalhar 30 horas semanais e que isso seria incompatível com a função de editor-chefe do principal telejornal da emissora. A assessoria da TV afirmou ainda que Lobo só aparecia para trabalhar às 16h e que, por isso, não acompanhava o processo de feitura do jornal. O jornalista contesta.
(O Globo, 8/4)

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Estabilizador e Nobreak, I hope you enjoy. The address is http://estabilizador-e-nobreak.blogspot.com. A hug.