terça-feira, 4 de novembro de 2008

Livro sobre formação em Jornalismo


O livro 'Formação Superior em Jornalismo - Uma exigência que interessa à sociedade', organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas, será lançado durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de 31 de outubro a 16 de novembro. A apresentação oficial, com sessão de autógrafos, está marcada para 4 de novembro, às 19h30min, com a presença de alguns autores, como Sérgio Murillo de Andrade, Valci Zuculoto, Celso Schröder e Lucídio Castelo Branco. Além do lançamento oficial, o livro estará à venda ao preço promocional de R$ 10 na banca da Associação Gaúcha de Escritores Independentes - AGEI, e também pode ser encontrado na Associação Riograndense de Imprensa.

A publicação é a segunda organizada pela Federação dentro da campanha em defesa da obrigatoriedade de formação universitária específica para o exercício da profissão e do seu esforço para disseminar, ampliar e aprofundar o debate sobre o tema em todo o país. O primeiro livro foi editado em 2002, quando já tramitava a ação que busca tirar dos jornalistas um dos pilares da sua regulamentação profissional e, por conseqüência, da população brasileira, uma das garantias de receber um Jornalismo de qualidade, democrático, plural e exercido com responsabilidade e ética.
A exemplo do primeiro, este também é uma coletânea de artigos de professores, profissionais e juristas em favor da necessidade da formação superior específica para o exercício profissional. Traz, ainda, trechos da defesa do advogado dos jornalistas, João Roberto Egydio Piza Fontes, e do voto do relator, juiz Manoel Álvares, no julgamento favorável à categoria no TRF da 3ª Região, em outubro de 2006 - hoje o processo tramita no STF e está prestes a ter seu julgamento final.

Com organização dos professores e diretores da Fenaj Sérgio Murillo de Andrade e Valci Zuculoto, capa de Maria José Coelho e Leo Bretãs, editoração de Sandra Werle e revisão de Tânia Machado, a obra conta com artigos dos professores e pesquisadores Celso Augusto Schröder, Eduardo Meditsch, Gerson Martins, Luiz Martins, Muniz Sodré, Nilson Lage, Valéria Tótaro. Também são co-autores, com artigos no livro, os juristas Antônio Álvares, Celso Spitzcovsky, Domingos Fabiano Cosenza e os profissionais Barbosa Lima Sobrinho, Carlos Chagas, Claudio Abramo e Lucídio Castelo Branco.

Nenhum comentário: