quinta-feira, 17 de maio de 2007

Primeiras impressões

Por Ana Maria Uez, André Piovesan, Daniela Polla, Eveline Poncio, Karen Kohn e Rosceli Kochhann

A participação em um evento da envergadura do Intercom assusta. A primeira impressão é estranha, pois sentamos ao lado de profissionais, professores e alunos que estão em estágios mais avançados. Alguns dos nomes citados por nossos mestres como referências em sala de aula podem estar na cadeira ao lado, dividindo a bancada de lanches ou mesmo uma taça de vinho ao anoitecer.
Nos grupos de trabalho observamos a presença maciça de textos de conclusão de curso. Foram poucos os loucos como nós, que ainda recentes no estudo, dispuseram-se à sabatina muitas vezes cruel de um evento de contornos nacionais e reconhecimento internacional.
Em nossas pastas duas presenças marcavam o conteúdo: nossos primeiros trabalhos desenvolvidos na universidade e o desejo forte de bem representar o Centro de Educação Superior Norte RS (CESNORS), que desde meados do ano passado passou a ser nossa casa e nossa bandeira. Titubeamos, não podemos negar. Poderíamos ter sido mais seguros, mais fortes, mais concretos... Porém trouxemos de volta, além dos certificados que marcam a primeira etapa da produção científica do Jornalismo/CESNORS, a lembrança do aplauso dos colegas, da força dos professores, do companheirismo e dos conselhos dos veteranos e a vontade fortificada de produzir mais.
Apesar das mãos que semearam terem tremido, os frutos foram colhidos. Hoje nossos currículos trazem a primeira referência de uma publicação. A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom) abriu seus anais para receber 5 textos, a totalidade proposta por nossa equipe, e ali apontar novos nomes entre seus autores referidos.
Ao final muitas lembranças, muitas idéias e uma certa saudade antecipada que nos leva a planejar novos vôos, um deles com destino certo: Intercom Sul 2008, em Guarapuava no Paraná, desta vez sem receio, sem titubear, prontos para novos aplausos e para mais uma vez marcar com muito orgulho o nome do Jornalismo/CESNORS e da nossa universidade mãe, a UFSM, com o melhor do que seus mais jovens filhos podem oferecer.

Nenhum comentário: