segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

171 jornalistas mortos em 2007!

IFJ registra 171 mortes de jornalistas em 2007
*Iraque é o líder do ranking divulgado pela entidade*

Comunique-se

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) divulgou na quarta-feira (02/01) que 171 profissionais de imprensa morreram em 2007 em situaçõesligadas à profissão. O número é maior do que os já divulgados – 86 pela RSFe 64 pelo CPJ – por incluir também os mortos em acidente.
Do Brasil, a organização lista uma morte por assassinato, a de Luiz Carlos Barbon Filho, e cinco por acidente: João Roberto Brito e Luiz Pinto, os dois funcionários do SBT gaúcho mortos no desastre da TAM; e Evandro Troian, Elizandra Lucotti e Lucas Rupolo, vítimas de uma batida de carreta em Santa Catarina.
O Iraque lidera o ranking, com 65 mortes, e Paquistão e Somália também sãoconsiderados pontos críticos. A IFJ chama atenção para os perigos dacobertura do tráfico de drogas na América Latina, sobretudo no México, ondeseis jornalistas morreram. Um relatório completo será publicado em meados de janeiro. Segundo a IFJ,jornalistas de veículos locais são os mais vulneráveis. A lista completa dasvítimas está disponível no site da entidade.

Nenhum comentário: