sábado, 3 de novembro de 2007

Os trabalhos do SIPECOM

Obrigada Marcos, pela divulgação do nosso curso!

TRABALHOS DO CESNORS CLASSIFICADOS PARA O SIPECOM
Marcos Corbari / Agência Da Hora

Mantendo a impressionante média de 100% de aceitação nos trabalhos inscritos em eventos científicos, o curso de jornalismo do Cesnors emplacou mais 7 pesquisas no evento de projeção internacional SIPECOM.

O Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, que será realizada entre os dias 4 e 6 de novembro, se propõe como um espaço integrador das atividades em Ciências da Comunicação no âmbito do Cone Sul, almejando estabelecer um diálogo relevante entre os cursos de Comunicação Social da região platina e a interlocução de seus pesquisadores. Conferencistas de reconhecimento internacional tem participação confirmada, a exemplo dos franceses François Jost e Jacques Fontanille.

A apresentação dos grupos temáticos onde os trabalhos dos professores e alunos do Jornalismo/Cesnors estão classificados se darão nos dias 5 e 6 de novembro.

Confira os trabalhos a serem apresentados em Santa Maria:

“Rádio Sociedade Seberi: o enfoque local na construção da notícia”, redigido pelos alunos Heloise Santi, Eliana de Souza, Josiane Canterle e Marcos Corbari, sob orientação da professora Cláudia Herte de Moraes para o Grupo de Trabalho (GT) “Rádio”. Este trabalho pretende, por meio de levantamento da história e do presente da Rádio Sociedade Seberi, apontando condições e aspectos de construção da notícia nestes espaços. A análise de programação aponta para o destaque primordial dado aos fatores locais e regionais como elementos utilizados na composição da mensagem noticiosa.

“A locução radiofônica e os aspectos regionais no Norte do Rio Grande do Sul”, redigido pelas alunas Morgana Fisher e Roscéli Kochhann, sob orientação da professora Fernanda Kieling Pedrazzi para o GT Rádio. O estudo teve por objetivo analisar as transmissões radiofônicas informativas irradiadas por emissoras do Norte do estado do Rio Grande do Sul, especificamente na cidade de Frederico Westphalen, afim de identificar se há ou não a marca do regional na fala dos locutores/apresentadores de notícias..

“Rádio Comunitária de Frederico Westphalen: em busca da pluralidade no espaço público”, redigido pelos alunos Josiane Canterle, Eliana de Souza, Heloise Santi e Ricardo Cocco, sob orientação da professora Cláudia Herte de Moraes para o GT Rádio. O papel das rádios comunitárias é destacado a partir do estudo de caso da Rádio Comunitária de Frederico Westphalen, no norte do Rio Grande do Sul. O texto refaz o caminho histórico, apresenta uma análise da atual programação e da estrutura da emissora, além de discutir suas carências e necessidades.

“Perspectivas ao estudo do Jornalismo no Norte do RS”, redigido pela professora Cláudia Herte de Moraes para o GT Jornalismo. Com o levantamento sobre os principais veículos, jornais e rádios, na região foram registradas as facetas do jornalismo e das trilhas para pesquisas mais aprofundadas, especialmente nas áreas do impacto das novas tecnologias, do modelo empresarial e da formação do jornalista.

“É Nova ou é Gloss: a questão do formato na mídia impressa revista”, redigido pela professora Caroline Casali para o GT Jornalismo. O artigo traça uma comparação entre as revistas da Editora Abril, Nova e Gloss, organizando as variáveis que caracterizam o formato na mídia impressa revista.

“Da escrita ao audiovisual: estratégias de educomunicação para a Escola Estadual Cardeal Roncalli”, redigido pelas alunas Duane Loblëin, Letícia Costa, Aline Schuster, Bruna Wandscheer, Daniela Polla, Morgana Fischer e Priscila Devéns, orientadas pela professora Caroline Casali para o GT Estratégias. O artigo relata a investigação conduzida pelos autores do trabalho sobre os processos comunicacionais na Escola Estadual Cardeal Roncalli e propõe iniciativas de educomunicação para o educandário.

“Quando a mídia vai à escola: estratégias de educomunicação para a Escola Estadual Sepé Tiaraju”, redigido pelos alunos Gustavo Menegusso, Eliana de Souza e Heloise Santi, sob orientação da professora Caroline Casali para o GT Estratégias. Este artigo também relata estudos em educomunicação conduzidos na Escola Estadual Sepé Tiaraju e enumera alternativas para a criação de um ambiente comunicacional saudável na escola.

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