quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Reportagem em quadrinhos!

Recebi esta notícia numa lista, achei bastante criativo...Creio que o Professor Luis Fernando vai gostar desta idéia.
Abs


"O Caderno Dez! (jornal A Tarde), nesta semana, passou a publicar a reportagem em quadrinhos Vanguarda, TCC desenvolvido no Centro Universitário da Bahia - FIB por Caio Coutinho, Fábio Franco e Leandro Silveira no semestre passado. Dividida em quatro capítulos, o projeto foi orientado pela professora Ana Spannenberg, que faz atualmente sua tese exatamente sobre gêneros jornalísticos.
De acordo com pesquisa exploratória, trata-se da primeira reportagem no país inteiramente elaborada utilizando características da HQ - da concepção da pauta e seleção das fontes à definição do roteiro e edição. A série é inovadora tanto pela narrativa quanto pela abordagem de um tema inexplorado pela mídia local - elementos da história do movimento estudantil na Bahia. O TCC resulta de uma reflexão teórica, inclusive com a conceituação e caractetização da narrativa jornalística em HQ.
Apreciação e comentários no blog: http://blogdodez.atarde.com.br/"

TEXTO NA ÍNTEGRA:A partir desta edição, o Dez! publica a reportagem em quadrinhos Vanguarda, que conta a história do movimento estudantil na Bahia. São quatro capítulos que mostram diferentes épocas. Todas têm em comum o pioneirismo que a luta dos estudantes na Bahia teve em relação aos outros Estados do Brasil. A história começa quando estudantes engravatados foram às ruas pedir para que o Brasil participasse da guerra contra o nazismo, em 1942, passa pela ditadura e termina com a Revolta do Buzu de 2003, quando, com uniformes escolares, pararam o trânsito para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus. A reportagem é resultado do trabalho de conclusão de curso dos jornalistas Caio Coutinho, Fábio Franco e Leandro Silveira no curso de jornalismo do Centro Universitário da Bahia [FIB]. O TCC foi apresentado em junho deste ano e orientado pela professora Ana Spannenberg. Na palavra dos autores: "O movimento estudantil na Bahia protagonizou alguns dos principais momentos da vida política brasileira, servindo como um tambor de ressonância das reivindicações de diversos setores da sociedade que não tinham espaço, liberdade ou legitimidade para fazer isso".

Nenhum comentário: