terça-feira, 9 de outubro de 2007

Jornalismo aprova projeto no MinC

O projeto Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen, do curso de Jornalismo, garantiu aprovação total dos recursos solicitados

Mais de 620 concorrentes, representando universidades públicas de todo o Brasil, responderam ao edital do Programa de Apoio à Cultura: Extensão Universitária (Proext Cultura 2007), uma iniciativa do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e Ministério da Cultura, sob o patrocínio da Petrobras e apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de São João Del Rei (Minas Gerais). O resultado, divulgado no final de setembro, contemplou 50 projetos. Entre os quatro projetos aprovados para o Sul do país, a UFSM garantiu sua participação com o projeto Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen. A proposta, aprovada sem sua totalidade, foi enviada pela professora do curso de Jornalismo do Cesnors, Cláudia Herte de Moraes.

O principal objetivo é capacitar jovens na área audiovisual, moradores das chamadas Linhas (localidades rurais). Para isso, contará com monitores do curso que farão oficinas cujo resultado serão vídeos realizados pelos próprios jovens. “A apropriação da linguagem audiovisual é uma das formas de busca da cidadania dos jovens que hoje se encontram na busca da identidade entre o rural e o urbano”, afirma a coordenadora. A idéia é que os jovens possam mostrar o que são e como se vêem, não sendo apenas consumidores da cultura, mas realizadores.

Nenhum comentário: