sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sapatada no Gilmar

Gostei muito desta ideia dos colegas do Paraná!

Sindicato do Paraná promove 'sapatada no Gilmar'
18/11/2009 | FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas

A luta em defesa do diploma mobiliza jornalistas e segmentos da sociedade em todo o Brasil. Segunda-feira (16) foi lançado o Fórum Paulista em Defesa do Diploma. Na terça-feira (17), jornalistas paranaenses fizeram um “aquecimento” para a “sapatada no Gilmar”, que pretendem levar às ruas. No Rio, uma manifestação na Cinelândia marcou o Dia Nacional de Luta em Defesa do Diploma. E em Salvador foi lançado o “Selo Azul”.
Para marcar os cinco meses da decisão do STF sobre o diploma, na terça-feira (17), profissionais se concentraram na sede do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e “treinaram a mira” lançando sapatos em direção a um banner com a foto do presidente do Supremo, Gilmar Mendes. A atividade antecedeu as negociações da campanha salarial da categoria, onde o patronato quer tirar da Convenção Coletiva de Trabalho uma cláusula que obriga as empresas a contratarem jornalistas diplomados.
O Sindicato pretende levar a manifestação “Sapatada no Gilmar Dantas” às ruas de Curitiba nos próximos dias. A idéia é que os jornalistas compareçam com um par de sapatos usados, para jogar no banner, repetindo o gesto do jornalista iraquiano Muntazar Al-Zaydi que, numa coletiva, arremessou um sapato contra o ex-presidente dos EUA, George Bush. Os sapatos arrecadados serão repassados a uma instituição de caridade.
O lançamento do Fórum Paulista em Defesa do Diploma, na segunda-feira (16), na Associação Paulista de Imprensa, contou com a participação do presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, que relatou as ações que estão sendo desenvolvidas juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para que o Congresso Nacional reinstitua a obrigatoriedade da formação em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. No evento, além da composição da coordenação do Fórum, ficou definido novo encontro para o dia 26 de novembro, quando os grupos de trabalho constituídos discutirão o plano de ação para a ampliação desta luta em São Paulo.
Também para lembrar o Dia Nacional de Luta em Defesa do Diploma, jornalistas do Rio de Janeiro participaram de uma manifestação em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, no início da tarde desta terça-feira (17). A manifestação foi marcada pela distribuição e leitura de um panfleto explicativo sobre a luta dos jornalistas brasileiros pelo restabelecimento do diploma.
A campanha baiana pela volta da exigência do diploma para a atividade do jornalismo ganhou, no dia 12, duas marcas, recebidas em primeira mão pelo Bahia Notícias. O “Selo Azul”, que será concedido às empresas que contratam profissionais graduados, e a bandeira oficial do movimento. Nova manifestação está programada para o dia 24, às 9h, em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.

Nenhum comentário: